top of page

5 erros de loja de roupas e acessórios: o que fazer para vender mais online nestes maus tempos?

Foto do escritor: Paulo Felipe SouzaPaulo Felipe Souza

Atualizado: 5 de nov. de 2020

(Por Paulo Felipe Souza, fotógrafo e mestre em economia)


Se você está insatisfeito com a quantidade de clientes que procuram sua loja e insatisfeito com a pouca visibilidade dos seus posts na pagina da sua loja que geram novos clientes, você não está sozinho. Quem nunca postou "veja nossa coleção e venha conferir em nossa loja" que atire a primeira pedra.


Miranda O diabo veste prada
Personagem Miranda do filme "O diabo veste Prada"


Existe muitos donos de lojas que estão sem perspectiva de expandir seu negócio e até mesmo vendendo em quantidade insatisfatória em comparação a seus gastos (espero que não seja este seu caso).


Em todo caso, este post é para te ajudar a ter uma venda consistente e mesmo crescente e, antes de você ir achando que tem haver com a quantidade de postagens diárias, adianto que esta atitude consiste em um dos erros que vamos apontar logo abaixo. Após mencionar os cinco principais erros, daremos a você o passo a passo para resolver todos de uma vez. Vamos aos erros:


  1. "Poluir" as redes sociais com grandes quantidades de fotos das roupas e acessórios da sua loja. Ao contrário do que muita gente imagina, quando falamos de publicação no Facebook e Instagram, "menos" é "mais". Isto porque essas redes sociais possuem algoritmo que avalia qual tipo de conteúdo é relevante entregar no feed do usuário. As paginas dessa rede social, por padrão, possuem baixa relevância em comparação com informações de perfis pessoais. Imagine o feed de notícia como uma escada, cujo o topo se encontram as informações mais relevantes e a base se encontram as menos relevantes. As informações compartilhadas por seus amigos que chegam até você estão no topo da escada, enquanto as informações compartilhadas pelas paginas que você segue estão na base da escada. Neste caso, o algoritmo entende que receber notícias dos seus amigos é mais importante para você do que receber primeiramente informações de paginas que você segue.

  2. Divulgar na mesma foto várias roupas. Não destacar uma roupa com seu acessório, não chamar atenção para elementos bem ordenados é um erro que a maioria comete sem saber que o comete. É o típico conteúdo que gera curtida de amigos próximos (que você pode confundir com sucesso da sua postagem), mas não necessariamente vai gerar a necessidade de compra e um possível cliente.

  3. Semelhante ao erro anterior, mas com um pouco mais de criatividade: Tirar foto dos manequins com a roupa que você quer vender. Esse até passa como postagem criativa, mas não trará a visibilidade e o destaque que o Facebook entende para subir suas postagem para o topo da "escada" e consequentemente, alcançar mais clientes.

  4. Não dar boas dicas de uso das roupas e acessórios. Muitas vezes, você confunde dar dicas de uso quando posta uma foto com roupas combinando e espera que o seu público perceba que ali naquela imagem contem as dicas de uso. Também não é considerado dica de uso a nível de gerar o destaque necessário você postar uma foto de uma roupa com legenda do tipo "perfeito para a balada", "perfeita para ir para o trabalho" etc, pois este tipo de conteúdo não gera relacionamento com o cliente.

  5. Não criar conteúdo de valor para seu cliente que possa ser interessante para ele compartilhar com mais amigos ou te responder de volta com mais dúvidas, ou seja, iniciar um relacionamento, isto é o mesmo que ficar restrito na relação cliente-loja.

Não conhecer como funciona a plataforma social na qual a sua empresa interage é um dos erros, porém, coloca-se a parte por ele ser a base que provoca os cinco erros acima.


Não há necessidade de entender completamente como funciona os algoritmos do Facebook e do Instagram, o que você precisa entender é que eles foram projetados para priorizar as interações sociais, isto significa que os conteúdos, tanto de paginas quanto de perfis pessoais que geram interação social (comentário, respostas, curtida, compartilhamento) são entendidos como prioridade nos feeds, mas cuidado, não adianta dar desconto para os clientes que curtirem sua pagina, pois isso não resolve o problema da relevância, pois uma pagina com muita curtida e pouco comentário do público também cai para a base da escada de prioridade.


Vou te dar dicas práticas que, seguindo-as, você conseguirá evitar de uma só vez todos os cinco erros apontados acima.


Foque naquele cliente que você quer muito atingir, aquele com quem você tem prazer em se comunicar, crie conteúdo de moda pensando nele, em resolver os problemas dele, e publique na sua pagina "como se fosse" para todos os seus clientes.


Eu tenho uma amiga que ama o estilo de roupas que, segundo ela, são adequadas para o trabalho e, ao mesmo tempo, trocando de bolsa, ela já está preparada para ir a uma festa sem se sentir a executiva durona. Veja que, este caso, ela tem necessidade de se sentir apropriada em vários ambientes que frequenta.


Monte uma lista dessas informações que você já possui e se concentre nelas. Sempre que for postar seu conteúdo, projete em sua mente o cliente no qual você buscou se concentrar. Esta prática é o que o marketing chama de criação de persona.


Publique conteúdo que abra espaço para interação com seu cliente. Faça perguntas na legenda do tipo: "Amigas, vocês mudariam o jeito de se vestir porque o namorado está incomodado?". Veja, parece uma postagem despretensiosa, porém, você está, com isso, gerando proximidade com sua cliente e, ao mesmo tempo, tornando sua pagina relevante ao ser comentada por ela e respondida por você.


Aqui também é uma boa oportunidade para você já fazer aquela comparação entre duas saias ou vestidos da sua loja "despretensiosamente". Neste ponto, você precisa entender que as pessoas compram de você, primeiro por se identificarem com você. Entenda que a crise econômica que afetou o país tira o espaço de mercado das lojas que simplesmente estão cheias de produtos a espera de um cliente aparecer. Isso não funciona mais.


Crie sua identidade de marca. Grandes revistas da moda são ótimos exemplos para você seguir. Elas vão além da publicação dos seus produtos, elas inclusive surgem como porta-vozes de suas clientes. Recentemente, a Vogue Brasil, em sua conta do Instagram publicou um post indignada pela sentença dada pelo juiz no caso da influenciadora digital Mariana Ferrer. O post dizia: "Não existe estupro culposo". Até então, foram mais de mil comentários nesse post.


A revista Marie Claire escreveu sobre a obrigatoriedade das grifes em apresentar pelo menos 50% de seus modelos sendo pessoas negras para o desfile da São Paulo Fashion Week de 2020. Recomendamos que você leia o conteúdo em questão na íntegra e perceba ali como as marcas enfrentam determinadas causas.

Você não precisa inventar uma causa, ou mesmo copiar a causa dos outros. Você pode criar uma identidade de marca da sua loja inspirado em sua vivência, nas suas dificuldades e em como você lutou para as superar.


Postagem com humor geram muitos compartilhamentos. Um exemplo é você colocar uma legenda do tipo "foi me deixar, olha como eu fiquei triste" e a imagem de uma mulher dançando na balada usando a roupa da sua loja. Mas não foque em ganhar visibilidade com os compartilhamentos de humor, eles servem para dar a visibilidade imediata que você precisa, mas as pessoas que permanecem interessadas na sua pagina somente ficam se houver conteúdo relevante para elas.


Sempre que puder, convide (ou contrate) alguém que aceite posar para as fotos com a coleção da sua loja, fazer foto das roupas sem ninguém usando passa a impressão de falta de profissionalismo, evite ao máximo passar a impressão de um pano qualquer jogado. Veja esse exemplo de fotografia de moda e uma tendência para você se inspirar de uma grande revista.


Você pode pedir para aquela sua amiga que é fã das coleções que você possui para posar para divulgar sua loja e, se ela ainda não tem experiência como modelo, dê de presente a ela este manual com dicas de poses para ensaios. Uma influenciadora digital pode ser a chave para atrair muito mais clientes do que você imagina.


Se você sabe o quanto é angustiante decidir que roupa comprar ou escolher para sair para uma entrevista de emprego, para o seu cliente é muito mais, pois se ele errar na escolha da roupa, ele perde o dinheiro que gastou.


Essa angústia é um ponto importantíssimo para você se conectar com seu cliente, demonstre que você se importa com ele ajudando-o a escolher a melhor roupa para cada situação, procure por sites de moda na internet se inspire e faça as adaptações necessárias à realidade do seu cliente, construa opinião de moda consistente. É muito difícil se auto avaliar, por isso, é importante a opinião e as dicas da loja para que o cliente se sinta bem em todos os ambientes que frequenta.


A maioria dos sites de moda estão tão preocupados em vender que esquecem de ensinar como usar a roupa. Dedique-se, todas as dicas mencionadas não são possíveis de serem alcançadas sem dedicação.


Mesmo que você seja o único funcionário seu, ainda assim separe aquela hora de menor movimento do seu estabelecimento para publicar e interagir com seus potenciais clientes online.


Conclusão


Em se tratando de redes sociais, acertar em uma propaganda significa aumentar consideravelmente as vendas, porém, é necessário publicação de conteúdo que promova a interação entre você e seus potenciais clientes.


A era digital veio para ficar e é cada vez menor o número de pessoas que prestam atenção em propagandas na televisão.

0 comentário

Comments


bottom of page