top of page

Fotografia de moda

Foto do escritor: Paulo Felipe SouzaPaulo Felipe Souza

Neste post vamos falar um pouco sobre a cultura da fotografia de moda e como ela se diferencia das fotografias de books de aniversário de 15 anos, formaturas, ensaio de casal e demais estilos em que o cliente exige determinado tipo de edição nas fotos.


O senso comum posta que uma ótima fotografia deve ter uma edição criativa na qual as cores são distorcidas até se chegar a uma imagem bastante impactante.


As grandes revistas de moda (como a Vogue), pelo contrário, exige que a fotografia tenha o mínimo de edição possível. Isto ocorre, em grande parte, devido às vendas online não permitirem que o cliente vá pessoalmente à loja física comparar as cores de uma peça. Com isto, evita-se aquela famosa frustração pela compra do produto em cores erradas.


Um dos grandes problemas na fotografia de moda é conseguir retratar a real tonalidade da cor preta. Se você já experimentou fotografar alguma roupa, sapato, ou bolsa, sabe do que estamos falando.


Mesmo o celular mais caro, ou a máquina fotográfica mais cara, ainda não são capazes de determinar automaticamente em algum de seus modos predefinidos a tonalidade da cor preta e também a real clareza de alguma peça branca. Sendo feito os ajustes dessas duas cores na edição. Porém, esses ajustes distorcem as cores de outras áreas da imagem, sendo melhor fazer o acerto no momento do clique mesmo.


Foto de moda sem edição mostrando a tonalidade da cor preta e os detalhes das peças com um leve branco nas altas luzes.
Foto de moda sem edição mostrando a tonalidade da cor preta e os detalhes das peças com um leve branco.

Foto de moda com a sombra do flash ao fundo, tendência que voltou.
Foto de moda com a sombra do flash ao fundo, tendência que voltou.

A foto acima foi inspirada na tendência de não esconder a sombra do flash, algo feito pela Vogue Portugal.


Quer aprender a vender mais online agora que a venda em espaço físico ficaram mais difíceis? Você vai gostar de ler sobre o que fazer neste outro artigo.

0 comentário

Comments


bottom of page