top of page

"Não sou fotogênico", será?

Foto do escritor: Paulo Felipe SouzaPaulo Felipe Souza

Atualizado: 14 de set. de 2019


Quem nunca se sentiu inseguro diante de uma câmera que atire a primeira pedra. Algumas pessoas acreditam tanto que não são fotogênicas que se escondem de uma lente, ou confiam em um único ângulo, ou uma única expressão facial, que julgam ser a melhor em detrimento de todas as outras possibilidades.


Neste artigo, você vai entender a melhor maneira de enxergar a si dentro do que realmente significa ser fotogênico. Se você não descobrir isso, não vai adiantar aprender as técnicas de iluminação e poses.


Veja que o ponto decisivo perpassa por entender de uma vez por todas o que "fotogênico" significa. O dicionário online de português apresenta uma definição para o adjetivo:

Que se apresenta bem em fotografia (falando-se de pessoas).

Porém, destrinchando a fundo este significado, observaremos que ele está impregnado de valores pessoais e sociais, "ficar bem representado", para si, significa gostar da própria imagem, sentir-se bem ao ver o resultado da projeção de sua imagem gerada. Um conjunto de valores preestabelecidos socialmente pode contribuir para que seus valores pessoais julguem ser a imagem gerada produtora de sentimentos bons, ou ruins.

No entanto, as conclusões que você tem sobre sua própria imagem estão baseadas na minoria das informações. Veja-se como exemplo, sua imagem projetada no espelho. A menos que você coloque outro espelho atrás de si, você só terá a impressão causada por sua aparência frontal, além disso, pouco se é capaz de perceber enquanto se olha ao espelho, dado que não há interação social consigo mesmo a ponto de você perceber as maneiras particulares de como se expressa.


Aqui inserimos o que realmente chama mais atenção a nível social, sua forma de se expressar, sua forma de defender algo, de admirar algo, de desconfiar, de odiar etc. Essas expressões, dificilmente, você vai perceber que as têm, visto que é o conjunto das pessoas com quem você convive que possui essas informações sobre você.

Facilmente você consegue perceber essas expressões nos outros, mas dificilmente conseguirá as perceber sobre si mesmo, pois você estará muito ocupado sendo você e seus valores a ponto de não conseguir divagar sobre si metafisicamente.


Aliás, a habilidade de identificar os próprios valores sociais é muito rara, um caso digno de nota é o de Aristóteles. Este filósofo foi tentar responder a uma simples pergunta de Nicômaco, "o que é justiça?", e teve que escrever inúmeras paginas para finalmente concluir que ele mesmo não era capaz de atribuir uma definição absoluta, uma vez que suas definições estavam apoiadas em uma sociedade em mutação e que o próprio conceito de justiça refletia esta mutação (Livro "Ética a Nicômaco").


As pessoas que afetivamente estão próximas a você admiram certos aspectos da sua personalidade a ponto de cultivarem afeição, elas, sim, possuem a grande massa de informações sociais sobre você.


Mesmo que você não se ache fotogênico, no sentido restrito, por não sentir que gerou boas imagens, as pessoas que se identificam com você, que possuem certo nível de afeição, entendem sua fotogenia como o conjunto de sentimentos bons que você foi capaz de gerar nelas ao transparecer todas as suas peculiaridades: o que fala, como fala; o que defende, como defende; o que acredita, como acredita etc.


Perceba que a mera imagem é apenas um detalhe que as pessoas levam em consideração dentro deste bolo todo.


Portanto, a importância que a sua imagem possui é apenas uma gota ante o mar de expressões que você possui.


Agora que você já sabe o que é ser fotogênico, você pode aproveitar melhor as

0 comentário

Comments


bottom of page