top of page

Fotos de formatura espontâneas

Foto do escritor: Paulo Felipe SouzaPaulo Felipe Souza

Atualizado: 22 de set. de 2019

Se você não curte o lance das fotos padronizadas que é vendido pelas grandes agências de produção de imagens, que tal encarar o estilo da fotografia jornalistica?


Fotos de formatura espontâneas
Selfie depois da sessão de fotos chatas.

O que é o fotojornalismo?


É uma modalidade diferente, onde o fotógrafo vai ficar atento e registrar os momentos que ele considera marcante e relevante para contar a história da sua formatura.


Qual é a vantagem de escolher o estilo fotojornalismo para a sua formatura?


Você não precisa se preocupar em posar para as fotos e em sorrir para a câmera. Tudo o que você deve fazer é curtir a sua festa e dar atenção aos seus convidados, amigos e familiares.


Qual a desvantagem de escolher o estilo fotojornalismo para a sua formatura?


Você corre o risco de ter um momento muito especial seu fora dos registros do fotógrafo. Por isso, é fundamental que o profissional seja escolhido dentro de um tempo suficiente para vocês trocarem uma ideia.


Sobre o que conversar com um fotojornalista antes de fechar o contrato?


  1. Primeiro, observe se ele se interessa de fato pela sua história.

  2. Segundo, conte a ele sobre algumas das histórias que a sua turma passaram juntos. Tudo para que ele perceba quais pessoas da sua turma são as especiais para você. Assim, ele vai ficar atento aos momentos mais marcantes.


Fotos de formatura espontâneas.
Cheirinho do sucesso.

Qual é a vantagem de contratar uma grande agência?


É indiscutível que uma grande agência tem muito mais funcionários e fotógrafos. Se um determinado evento é muito grande, estas agências podem simplesmente contratar fotógrafos freelances para reforçar a sua equipe e dar conta de atender a demanda maior.


Qual é a desvantagem de contratar uma grande agência?


Geralmente, as grandes empresas não tem esse tempo de conhecer um pouco da sua turma e passa a registrar tudo com o máximo de câmeras que puder. Nesse processo, pode passar despercebido justamente aquele momento especial que você gostaria de ter registrado. Afinal, é muito fácil as grandes empresas acharem que aquele seu colega, ou sua colega, é seu amigo especial, quando na verdade vocês estão apenas socializando juntos em um evento.


Se ainda assim, você quiser, não esqueça de observar se a empresa contratada reserva um momento para conhecer a sua turma.


Você gostaria de ter 100 fotos com seu colega e apenas 1 com seus amigos? Claro que não.


Depoimento de uma formanda


Eu já tinha fechado com uma empresa grande junto com minhas amigas, mas também optei por um fotógrafo particular que não me pedia para fazer as poses. Depois de um tempo, percebi que as fotos que eu mais gostei e postei foram as desse fotógrafo (Mayara Lima, formanda em nutrição).

fotos de formatura espontâneas
Após o discurso da oradora da turma, as lembranças dos anos de esforço veem como um filme.

O papel do fotógrafo, em meio a este mundo digital, mudou um pouco. Pois a maioria das pessoas possuem um celular com uma câmera razoavelmente boa.

Você já parou para observar as pessoas à sua volta quando a bateria do seu celular descarrega? Observe isso em um evento social, como um aniversário. Os convidados presentes estão ali em carne e osso, porém, estão desconectados do próprio ambiente onde se encontram.

Longe do mérito de ser certo ou errado, as pessoas incorporaram esse comportamento em suas rotinas.

Com isso, os momentos raros, os segundos inesquecíveis se tornaram cada vez mais raros, como uma gota de água no deserto.

O fotógrafo deve, então, buscar este momento raro.

Este que lhe escreve o presente artigo já teve seus momentos de formando:


estudante formatura camisa branca blaser preto gravata azul
Minha foto de formatura tirada com um celular

Formado em economia no ano de 2014, já se passou um bom tempo...

Eu nem me lembro da maioria das fotos feitas pela empresa contratada na época. Uma das raras que eu não consigo esquecer, foi essa acima, feita com um celular considerado moderno naquele tempo. Ela está longe de ser considerada a correta tecnicamente falando: há excesso de iluminação nas roupas etc. Mas é a que eu mais gostei. E por quê?

Simples, descobri um ângulo e uma pose que eu fazia sem perceber e pensei, "caraca, as pessoas me veem assim, que bom"!


A segunda foto que eu mais gostei: pedi para que fosse reproduzido a cena de um filme que eu gosto muito. Mais uma imagem de ceular

Como meus amigos repetiam as mesmas poses uns dos outros, chamei-os para brincar de reproduzir esta cena do filme "Diário de um adolescente" estrelado por Leonardo DiCaprio.

Mais uma vez, de todas as inúmeras fotos que a tal agência fez, são essas duas as que eu mais gostei: feita por um celular da época.

Como você pode ver, após anos, o que vai importar não é a quantidade de imagens e sim aquela única, insubstituível, capaz de representar a carga emocional de uma trajetória árdua e vencedora.

Por fim, não poderia terminar este artigo sem lhe desejar os parabéns por ter chegado até aqui. É bem verdade que é só o começo de mais uma nova história. Porém, é digna de ser comemorada. A vida é assim, grandes esforços seguidos de grandes alívios.


Se você quer conhecer melhor o fotógrafo que lhe escreve, aqui está a minha história de quando eu me formei. Lá eu confesso que não via razão para contratar uma cobertura de evento e como foi para isso ter mudado. Devo muito a uma colega de turma por isso.

0 comentário

Comments


bottom of page