top of page

Diário de um fotógrafo: retrospectiva da minha formatura

Foto do escritor: Paulo Felipe SouzaPaulo Felipe Souza

Atualizado: 22 de set. de 2019

Esse artigo trás um relato do Economista Paulo Felipe Souza sobre o que representou as fotos de formatura para ele.



Para que serve as fotos de formatura
Último dia de aula já com gosto de nostalgia.

Bem, já se passaram cinco anos desde que me formei em 2014.


Dois anos antes de me formar, eu achava uma grande bobagem me reunir com meus colegas de turma sendo que o meu curso era daqueles que se inicia com 40 alunos e já no segundo semestre praticamente a metade troca de curso e é substituída por outros vindo de outros cursos e alunos veteranos que pagavam matéria no meu semestre.


Resultado: a turma se mistura, desfaz laços, viram grupos, enfim, aquele velho enredo desgastante do Big Brother Brasil. Com tudo isso acontecendo, menos motivos ainda eu tinha pra querer estar em eventos registrado em fotos com a minha turma, embora houvessem aquelas pessoas com quem eu me identificava muito.


Foi a Thais Martins que assumiu a vanguarda de ir atrás de uma agência de eventos. O trabalho dela de negociar preços, pesquisar locais em conta se tornava mais pesado por causa de alunos como eu que não sentia a mínima vontade de entrar na brincadeira.

Ela não sabe, mas foi uma frase dela que me fez mudar de ideia:


"Os meus pais merecem, eu não faço isso por mim, faço por todo o apoio emocional e financeiro que eu já tive dos meus pais"

Essa frase fez eu "virar a chave". Por essa perspectiva, tudo era diferente, eu poderia encarar aquela turma com a qual eu mantinha a mesma relação que o Bilbo Bolseiro tinha com seus parentes do Condado.


Então passei a participar ativamente em eventos de arrecadação de dinheiro para a caixinha da formatura.


Com nossa expertise em economia, seriamos excelentes administradores de casas de show, pena que na época estávamos todos interessados em ser explorados pelo mercado de trabalho e alcançar o sucesso inventado pela mídia. Com dois únicos eventos do "Vadião", tínhamos praticamente arrecadado todo o dinheiro das despesas da agência de produções e eventos.


Fotógrafo é tudo igual


Mesmo um tempinho depois de me formar, eu achava que as agências de fotografia eram todas iguais e também achava que os fotógrafos eram todos iguais. Bastava que escolhêssemos os mais baratos para que tivéssemos a sensação de termos saído em vantagem pela pesquisa bem feita no mercado. Como alunos de economia, isso fazia bastante sentido para nós.


Sucesso é felicidade (?)


Anos depois de formado, já com um mestrado em economia nas costas e alguns trabalhos em empresas privadas, descobri da pior forma que o "sucesso" que as empresas vendem não é sinônimo de felicidade.


Quando chegamos à fase adulta, colocamos sobre nós mesmos o peso da responsabilidade e nos desgastamos durante longos anos na tentativa de estar qualificado para ser aceito por alguma grande corporação e, assim, darmos orgulho para nossos pais e responsáveis.


Crises de um economista


Para amenizar as crises de ansiedade e ataques de pânico que desenvolvi, passei a me interessar por fotografia e a estudar inicialmente como hobby.


Foi quando descobri que agências e fotógrafos não são todos iguais.


Esses dias eu parei para olhar as fotos feitas pela agência que contratamos, porém, as fotos que mais me causam felicidade foram as tiradas com os celulares não modernos da época.


Para que servem as fotos de formatura
A foto que eu mais gostei foi feita com um celular "burroide".

Se eu pudesse voltar no tempo e pudesse escolher, eu procuraria uma equipe que cobrisse minha formatura no estilo fotojornalista, que não tem nada haver com as poses forçadas que nós alunos somos "constrangidos" a fazer.


No dia das fotos da minha turma, eu cheguei a dar algumas ideias e, até hoje, são também as fotos da agência que eu mais gostei.


Para que serve as fotos de formatura
Pedi para que meus colegas de turma imitassem uma cena do filme "diário de um adolescente"

Nessa de baixo, eu queria deixar registrado a minha saudável rivalidade com a minha colega ruivinha Ariel. Era engraçado o fato de gostarmos das mesmas séries e coisas de nerd, mas não conseguíamos concordar quando o assunto era trabalho em grupo. Uma briguinha e passávamos meses sem nos falar.

Para que serve as fotos de formatura
Rivalidade histórica entre mim e a Ariel. Convidei meus colegas para replicarmos uma cena da série "How I met your mother"

Para que servem as fotos de formatura?


Ao contrário do que muitos formandos pensam, essas imagens não estão restritas a divulgar que você se formou e a recordação. Lembre-se que a vida não acaba depois de formado, ela apenas começa...


Independente de você ir para o mercado de trabalho privado, público ou por conta própria, você tem a chance de usar as suas fotos de formatura por anos sem necessidade de contratar novamente mais um serviço, que vai ser mais caro por você ter que pagar sozinho.


Lembre-se de palestras, eventos, workshop que você poderá ser convidado para ministrar. Se você fez uma ótima graduação, isso é bem provável de acontecer. Diga ao seu fotógrafo que você gostaria de orientação quanto a poses que sugerem que você está explicando sobre algum assunto.


Com o passar do tempo, você vai perceber que essa fotos estarão continuamente sendo usadas por você em fins comerciais. Nada mais justo, não é? Pois você pagou por isso.

0 comentário

Comments


bottom of page